sábado, 28 de maio de 2011

Linda música


 Somewhere Over the Rainbow 
Músico havaino: Israel "IZ" Kamakawiwo'ole

Israel Ka‘ano‘i Kamakawiwo'ole , nasceu em 20 de maio de 1959 em Honolulu, foi um cantor americano, muito popular no seu estado de nascimento, o Havai. Kamakawiwo'ole, que usava também o nome "Braddah IZ", era famoso em sua terra natal não só pela música mas pelas suas raízes; era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos. Nunca ocultou a sua posição a favor da independência do Havai e de defesa dos direitos dos nativos.
Um de seus álbuns mais famosos foi Facing the Future, de 1993, trabalho que o lançou para a fama mundial, onde consta o tema "Over the Rainbow/What a Wonderful World", uma versão que mistura dois clássicos da música dos E.U.A.: "Somewhere Over the Rainbow", do filme The Wizard of Oz ( O Mágico de Oz / O Feiticeiro de Oz), e "What a Wonderful World", onde apenas se ouvem a sua voz suave acompanhada pelo seu ukelele, que rapidamente se tornou um êxito mundial e que lhe rendeu vários prêmios. Esta música aparece em diversos episódios de séries norte-americanas como Cold Case, E.R. e Young Americans, o qual a música "Somewhere over the Rainbow" tocou no primeiro episódio e no último, sendo a música a encerrar definitivamente a série; também foi trilha dos filmes Meet Joe Black ( Encontro Marcado, 1998), Finding Forrest (Encontrando Forrest, 2000) e, mais recentemente, 50 First Dates ( Como se Fosse a Primeira Vez, 2004).

Ao longo da sua carreira musical, IZ debateu-se com muitos problemas de saúde relacionados com o seu peso excessivo chegando a pesar 343 kg, num corpo com 1,88 m. Em 1997, com 38 anos, faleceu devido a problemas respiratórios causados pela obesidade mórbida.

Em 2001 foi lançado Alone in IZ World, um álbum póstumo contendo vários sucessos e temas inéditos.

Dados Wikipédia, a inciclopédia livre.


2 comentários:

Leonel disse...

Uma atenção especial fica para a música de " What A Wonderful World" na voz de Louis Armstrong, numa sequência antológica. no Filme Bom Dia, Vietnã ! É uma comédia de grande sucesso de Robin Williams.1987

Leonel disse...

... na música " What A Wonderful World" do filme (Bom Dia, Vietnã !-1987)...